MCOUTINHO investe em centrais fotovoltaicas


Atualidade | 10.03.2023
MCOUTINHO investe em centrais fotovoltaicas

A TRANSIÇÃO ENERGÉTICA PARA FONTES RENOVÁVEIS E A REDUÇÃO DA PEGADA AMBIENTAL SÃO OS MAIORES DESAFIOS DESTE PROJETO.

O GRUPO MCOUTINHO assume a sustentabilidade como um dos seus valores estratégicos, tendo constituído o projeto PLANETA MCOUTINHO como o epicentro das diferentes iniciativas, independentemente da sua dimensão, designadamente, ambiental, económica e social. Com a implementação do PLANETA MCOUTINHO, o Grupo promove um amplo conjunto de iniciativas que potenciam a criação de valor com os colaboradores, clientes, parceiros e toda a comunidade em que está inserido. 

Em 2022, o Grupo investiu na conceção e construção de centrais fotovoltaicas para a produção de energia elétrica, reduzindo a necessidade de energia proveniente da rede pública. Esta conquista concretizou-se através da instalação de painéis sobre as infraestruturas MCOUTINHO, potenciando o maior aproveitamento das áreas edificadas. O sistema fotovoltaico, que aproveita a energia solar para produzir 50% do consumo necessário, devolve a restante energia injetada à rede nacional.

O investimento desenvolvido em 2022, com a construção de 5 centrais fotovoltaicas nas principais instalações do Grupo, tem desde já permitido a adoção de práticas sustentáveis de economia circular, aproveitando uma fonte de energia completamente renovável e ecológica. Estas 5 centrais, localizadas em Vila Real, Marco de Canaveses, Porto, Coimbra e Lisboa, asseguram a capacidade de produção de 1.043.541 kWh/ano, correspondendo a uma redução de 285 toneladas/ano de CO2. Este desempenho materializou-se através de 1.950 painéis instalados, totalizando a potência de 790kW.

Para 2023, o plano de expansão das centrais fotovoltaicas permitirá reforçar este mesmo desempenho, suportada nos seguintes investimentos:

Bragança

Vila Real

Marco de Canaveses

Penafiel

Viseu

Com este plano de expansão o Grupo prevê reforçar a potência instalada em 831 Kw, fomentando significativamente a ambição deste projeto.

Aviso! Ao navegar no nosso site estará a consentir a utilização de cookies para uma melhor experiência de utilização.

Conheça as nossas Politicas de Privacidade aqui.
OK