Novas chapas de matrículas - há palavras proibidas?


Destaques | 21.01.2021
Novas chapas de matrículas - há palavras proibidas?

Novas chapas de matrículas - há palavras proibidas?

            

            Desde dia 2 de março que estão em vigor as novas chapas de matrícula. Mas nem todas combinações serão permitidas. Porquê? Porque algumas são consideradas impróprias.
Neste artigo vamos dar-lhe a conhecer algumas das palavras proibidas nas chapas de matrícula e outras curiosidades sobre as mesmas.

            A 3 de março foi atribuída a primeira matrícula, com o novo formato, a um veículo elétrico -  AA 00 AA. Desde então já foram emitidas mais de 100 000 chapas de matrícula. Neste novo modelo já não verificamos o mês e ano da primeira matrícula, os traços separadores também foram eliminados, mantendo-se apenas um espaçamento entre os grupos de caracteres.

 

            A duração prevista para as novas matrículas é de 45 anos e serão possíveis milhões de combinações. Constituídas por dois grupos de duas letras e um grupo, central, com dois números, as chapas de matrícula irão incluir, pela primeira vez, as letras Y, K e W. E, de acordo com o Instituto das Mobilidade e dos Transportes, as combinações têm de obedecer a algumas regras para a exclusão de combinações de palavras que possam ter conotações menos próprias, ofensivas ou que possam causar algum incómodo.

            Está a questionar-se como vão fazer este controlo? Segundo o Instituto das Mobilidade e dos Transportes, de forma a que possam evitar a formação de determinadas palavras que se pretendem evitar, foram estabelecidas regras no algoritmo tendo em conta a posição dos caracteres  dos números de matrícula referenciadas de 1 a 6 a contar do lado esquerdo. Não será possível a utilização, de forma simultânea, de vogais  na segunda e na sexta posição. Esta regra não se aplica quando se tratar de uma vogal repetida num dos conjuntos de vogais.

 

            Principalmente, tendo em conta que o proprietário do veículo não terá poder de escolha na matrícula, evita-se que se formem palavras com um tom mais obsceno ou simplesmente que possam causar algum incómodo.

           

            Como, por exemplo: rabo, pato, cano, peru e bola são exemplos de palavras que não serão formadas com as novas matrículas. Poderíamos enumerar muitas mais, mas, decerto, a sua imaginação permitirá fazê-lo.

 

Curiosidades Novas Chapas de Matrícula

 

            Outra curiosidade relativamente às novas chapas de matrícula é que existem determinadas sequências que estão reservadas:

  • Veículos da Marinha Portuguesa:  AP 00 00
  • Guarda Nacional Republicana: GNR x-0000
  • Exército Português: MX 00 00
  • Força Aérea Portuguesa: AM-00-00

 

            Caso o seu carro tenha sido matriculado antes de 2 de março, pode trocar as suas chapas de matrícula, mas não tem nenhuma obrigação em fazê-lo. Embora existam já muitos portugueses a alterar o formato das suas chapas de matrículas para as novas, várias delas estão ilegais por não cumprirem o distanciamento entre os grupos de caracteres. Certifique-se que cumpre as medidas homologadas, caso contrário arrisca-se a uma coima acima de 600 euros e a reprovar na próxima inspeção periódica obrigatória.

            O Instituto das Mobilidade e dos Transportes (IMT) indicou que está também previsto as dimensões dos caracteres no fabrico das chapas, pois há letras com dimensões superiores a outras e não teriam espaço suficiente para a sua inscrição.

 

Considera que são muitas limitações? Não se preocupe! Há 25 milhões de combinações possíveis e tem uma garantia: não lhe irá causar qualquer embaraço.

Pode assim comprar o seu carro na MCoutinho sem receio da sorte que possa ter na atribuição da sua matrícula.

 

Até à próxima Dica de Mestre!

 

Aviso! Ao navegar no nosso site estará a consentir a utilização de cookies para uma melhor experiência de utilização.

Conheça as nossas Politicas de Privacidade aqui.
OK