Carregamento Inteligente gera Redução de Custos


Dicas | 16.02.2022
Carregamento Inteligente gera Redução de Custos

Carregamento Inteligente gera Redução de Custos


Os carros elétricos estão na vanguarda da mobilidade por transportarem consigo vantagens bastante aliciantes e indiscutíveis, quer do ponto de vista ambiental, quer do lado da fiscalidade.

 

A escolha de um futuro mais sustentável passa também pelo mercado automóvel, onde a procura por alternativas aos transportes a combustão tem aumentado significativamente.

 

Porém, esta ascensão da mobilidade elétrica, representa um conjunto de novos desafios para o sistema elétrico, não só a nível da rede, mas também nas infraestruturas elétricas existentes nos edifícios e nas residências. 

 

 

Para cada desafio, uma solução.

 

O carregamento inteligente poderá ser a solução para esta série de novos desafios que a mobilidade elétrica traz consigo.

 

Mas o que é o Carregamento Inteligente?

 

São locais onde poderá carregar o seu veículo elétrico de uma forma mais eficiente.

O Carregamento Inteligente, tem em consideração o custo da energia ao longo do dia, isto é, quais são as horas mais económicas para iniciar o carregamento do seu automóvel elétrico.

 

A eficiência desta modalidade de carregamento não fica apenas por aqui. O sistema de carregamento inteligente evita a sobrecarga do sistema elétrico da sua residência ou empresa, os consequentes  cortes energéticos, , analisando os consumos e otimizando a carga no momento em que a se verificam os menores consumos.

Esta solução tem também em conta determinadas restrições como a potência contratada do local, bem como a existência e a disponibilidade de energia renovável.  Desta forma, com o carregamento inteligente, asseguramos que não estamos a exigir mais do que o necessário da rede elétrica local.

 

 

 

 

Quem beneficia do Carregamento Inteligente?

 

Operadores de Rede

Num carregamento normal, quando o veículo é ligado à corrente, consome toda a energia disponível até o carregamento estar completo.

Com a crescente adesão à mobilidade elétrica, o Carregamento Normal, não será viável uma vez que poderá resultar numa sobrecarga da rede de energia. Consequentemente, serão necessários investimentos para capacitar o sistema a responder a este aumento da procura.

Para além de evitar grandes investimentos, com o Carregamento Inteligente, os Operadores de Rede, oferecem um serviço muito mais seguro e viável - através da otimização do consumo de energia. Os sistemas elétricos tornam-se capazes de suportar os picos de consumo, evitando cortes de energia.

 

 

Empresas

 

Para as empresas que detêm postos de carregamento, as vantagens desta nova modalidade de Carregamento Inteligente, refletem-se nos custos de energia suportados, uma vez que conseguem limitar o consumo de energia assegurando que a potência máxima do edifício não é excedida.

 

Para as empresas que oferecem estações de carregamentos públicos, o Carregamento Inteligente permite que esses pontos possam estar conectados a uma plataforma online onde é possível monitorizar e gerir o carregamento à distância e em tempo real.

 

 

Proprietários de Veículos Elétricos

 

Com o Carregamento Inteligente, poderá monitorizar e controlar o mesmo à distância. Desta forma, não terá de se preocupar com a quantidade de energia que o seu veículo irá consumir ou com a segurança do mesmo.

 

A vantagem que estava à espera - o Carregamento Inteligente é muito mais económico e ecológico.

As companhias elétricas têm adotado programas de apoio, oferecendo vantagens quando opta por potências menores ou define horários de carregamentos.

 

 

O futuro é elétrico e a adaptação começa hoje. Optar por Carregamentos Inteligentes irá melhorar a eficiência energética, diminuir os custos e otimizar a transição para um futuro mais verde e sustentável.

 

Até à próxima Dica de Mestre!

 

 

 

 

 

 

Aviso! Ao navegar no nosso site estará a consentir a utilização de cookies para uma melhor experiência de utilização.

Conheça as nossas Politicas de Privacidade aqui.
OK