Como colocar uma Cadeira de Bebé no carro e quais os cuidados a ter?


Dicas | 12.02.2021
Como colocar uma Cadeira de Bebé no carro e quais os cuidados a ter?

Como colocar uma Cadeira de Bebé no carro e quais os cuidados a ter?

 

Quando se trata da segurança das crianças, todos os cuidados são poucos, principalmente porque eles não podem cuidar da sua própria segurança. Uma cadeira de bebé para o automóvel requer especial atenção. Uma decisão errada no momento da compra ou a má colocação pode ter consequências diretas na segurança da criança. Quais os cuidados a ter no momento da compra? Como usar a cadeira de bebé para automóvel? É a isso que lhe vamos responder neste artigo.

 

  1. Colocar a cadeira de bebé sempre em contra-marcha

 

É sempre importante avaliar o bem-estar dos mais pequenos na viagem, sendo que se sabe que a cabeça dos bebês costuma ser maior em proporção ao resto do corpo, e que o pescoço é um dos elementos mais frágeis.

Por esse motivo, os fabricantes recomendam que a instalação da cadeira de bebé seja feita contra a direção do movimento do automóvel, ou seja, que vá com as pernas viradas para a parte traseira do carro. Este transporte deve ser feito até o mais tarde possível, idealmente até aos 4 anos.

Nestes casos a cadeira de bebé necessita de ser ajustada para que a criança esteja numa posição reclinada.

 

  1. Cuidados a ter caso a cadeira de bebé esteja no banco frontal

Caso seja necessário colocar a cadeira de bebé no banco frontal, ao lado do motorista, deve-se garantir que os airbags estão desligados. O esquecimento, em caso de acidente, pode causar ferimentos significativos ao bebé.

Em qualquer dos casos, faça os ajustes necessários no dispositivo na posição da face de forma a garantir o máximo de suporte no pescoço.

  1. O Ângulo do encosto da cadeira de bebé

Quando se fixa a cadeira para bebé é necessário verificar o ângulo do encosto. É importante que o ângulo não seja superior a 45 graus. Alguns modelos de cadeiras já incluem um indicador que permite determinar a posição das costas.

  1. Ajuste o aperto das correias

 

É importante que a criança esteja segura e confortável durante a viagem para isso é crucial ter as correias bem ajustadas. O bebé não pode, de maneira alguma, escorregar por baixo das correias. De forma a garantir esta segurança e o conforto da criança, verifique o aperto segurando dois dedos sob as correias.

    

  1. Use almofadas

 

De forma a garantir que os cintos de segurança não incomodem as crianças ou causem algum desconforto, pode minimizar esta situação usando almofadas para tornar a sua viagem mais suave e segura. Caso o equipamento não inclua esse suporte nas fivelas do cinto pode fazer uso de uma toalha.

  1. Prenda a cadeira de bebé com os cintos de segurança

Um dos pontos mais importantes é a forma como prende a cadeira de bebé no automóvel. Para que esta fique segura é importante que siga as instruções que acompanham o modelo e aperte os cintos de segurança. Por norma estes locais estão assinalados. A correia transversal deverá fixar a parte inferior do berço e a diagonal deverá passar por trás das costas.

Em suma, deverá posicionar o banco da frente de forma a que haja espaço para instalar a cadeira de bebé, colocar o cinto em todos os encaixes do assento, travá-lo e não deixar uma folga superior a 2 centímetros. Apertando os cintos devidamente, certificando-se que o bebé fica em segurança e confortável. 

Cumprindo estas recomendações poderá viajar com o seu bebé em segurança. Agora é só escolher o seu carro ideal na MCoutinho! 

Até à próxima Dica de Mestre!

 

 

Aviso! Ao navegar no nosso site estará a consentir a utilização de cookies para uma melhor experiência de utilização.

Conheça as nossas Politicas de Privacidade aqui.