Como preservar a bateria e a autonomia do meu carro elétrico?


Dicas | 05.08.2021
Como preservar a bateria e a autonomia do meu carro elétrico?

Como preservar a bateria e a autonomia do meu carro elétrico?

 

          Os carros elétricos são uma alternativa cada vez mais robusta, no momento da tomada de decisão dos Clientes. No entanto, existe ainda algum receio no que se refere à autonomia dos veículos elétricos e há mesmo quem não avance na compra só por essa razão.

          Identificou-se? Pois bem, nós vamos ajudá-lo e explicar como pode preservar a bateria e autonomia do seu carro elétrico.

          Há dicas para tudo. Da mesma forma que pode melhorar os consumos dos veículos de combustão, também pode otimizar a gestão da energia no caso dos carros elétricos. Vamos terminar, de vez, com esse receio! 

 

Aprenda a carregar a bateria

          A bateria dos carros elétricos pode ser carregada de várias formas: numa tomada doméstica, através de uma Wallbox ou através de uma rede pública.

          “Devagar se vai ao longe” não poderia representar melhor o que é o carregamento de um veículo elétrico. Principalmente nos carregamentos domésticos, além da sua carteira lhe agradecer, o carregamento sendo mais lento proporciona uma maior saúde à bateria do seu automóvel, dado que preservam a integridade das células das baterias, contribuindo também para uma maior longevidade.

          Nas Wallbox, o carregamento é feito de forma mais célere, no entanto não podemos considerar um carregamento rápido.

          Sendo assim, deixe os carregadores rápidos apenas para situações de emergência.

 

Evite descargas totais

          Não deixe que o seu carro elétrico fique totalmente sem bateria. Abaixo dos 20% pode mesmo vir a ser prejudicial. Da mesma maneira que também não convém deixar a sua bateria, carregar rapidamente acima dos 80%. Alguns modelos já têm uma configuração que prevê que o automóvel pare de carregar ou diminua a velocidade de carregamento, assim que atingir os 80%.

          E não se preocupe, não vai viciar a bateria do seu automóvel ao não deixar que o carregamento seja completo.

 

Cuidado com as temperaturas elevadas

          Caso efetue uma condução em que o veículo elétrico seja sujeito a temperaturas elevadas, deve esperar que a temperatura do mesmo diminua antes de colocar o carro a carregar novamente.

          Para que possa proteger a longevidade da sua bateria, deve ter também em conta o local onde estaciona o seu carro elétrico. Evite temperaturas extremas, sejam elas elevadas ou  demasiado baixas. As temperaturas amenas são as que mais beneficiam a duração das baterias.

 

Conduzir Suavemente

          Se tem um veículo a combustível, vai estar perfeitamente familiarizado com esta dica. Quanto mais tiver o “pé pesado” no acelerador, mais bateria vai consumir e menos autonomia terá.

          Sabemos que pode ser tentador usufruir do binário instantaneamente, mas também sabemos que será penalizador ter de parar mais cedo a sua viagem para carregar o seu carro. Por isso mesmo, tenha uma condução suave, suporte-se nas tecnologias de apoio à condução, planeando antecipadamente o seu percurso, para que o seu carro elétrico otimize a gestão da energia disponível.

 

Utiliza a Travagem Regenerativa

          Os carros elétricos regeneram energia quando abrandam através do sistema de travagem regenerativa.  Assim, sempre que tiver de travar, usufrua dessa etapa, beneficiando da energia obtida no sistema de travagem.

 

 

          Em conclusão, na sua tomada de decisão sobre a compra do automóvel, não penalize o carro elétrico pelo receio da sua autonomia. Tire todo o partido da evolução tecnológica das novas motorizações, bem como dos seus sistemas de gestão inteligente. Contribua também com a sua condução para a maior autonomia do seu carro elétrico e reduza também a sua pegada ambiental.

 

          Tal como pode verificar, tal como nos veículos de combustão, não há nada como boas práticas para que possa manter a durabilidade da sua bateria!

          Até à próxima Dica de Mestre!

Aviso! Ao navegar no nosso site estará a consentir a utilização de cookies para uma melhor experiência de utilização.

Conheça as nossas Politicas de Privacidade aqui.
OK