Escovas pára-brisas: saiba quando, porquê e como mudar


Dicas | 29.08.2019
Escovas pára-brisas: saiba quando, porquê e como mudar

O pára-brisas é uma parte fundamental do carro e da condução. É através do pára-brisas que o condutor está protegido e também que consegue ter visibilidade para a estrada. De modo a garantir uma boa visibilidade ao condutor, é necessário que o pára-brisas esteja limpo com regularidade.

Muitas vezes negligenciados, os limpa pára-brisas garantem a segurança do automobilista e dos restantes que circulam na estrada. Utilizar escovas limpa vidros danificadas ou desgastadas prejudica a limpeza e reduz a visibilidade, constituindo um perigo para quem conduz e para quem circula na estrada.

Para que esteja sempre seguro e a condução corra às mil maravilhas, preste atenção aos seguintes sinais de desgaste:

  • Nada melhor do que dar uso aos sentidos. Passe o dedo pela borracha das escovas e se sentir cortes ou irregularidades está na altura de trocar;

  • Vidros mal limpos, escovas que fazem barulho e deixam vestígios de água, humidade ou sujidade na utilização são sinais claros, mas ignorados por muitos, de que tem de substituir as escovas;

  • Caso as escovas do limpa pára-brisas tenham mais de um ano pense na sua substituição.

 

Existem determinados hábitos que podem contribuir para a diminuição da durabilidade das escovas limpa-vidros. Por exemplo, utilizar o limpa pára-brisas com o vidro seco ou mesmo utilizar um líquido de limpeza de fraca qualidade.

O limpa pára-brisas está na zona exterior do carro e, portanto, fica exposto às agressões climatéricas quer de inverno, como a chuva, a neve, geada etc, quer de verão como a exposição solar prolongada. Deste modo, aconselhamos a substituição das escovas do limpa vidros uma vez por ano, após o verão altura em que o sol poderá desgastar gravemente as borrachas do limpa pára-brisas. 

O primeiro passo, ainda antes de mudar as escovas, é perceber quais as escovas apropriadas para o seu carro. Para tal, deve saber que existem dois tipos de escovas, universais/tradicionais para carros mais antigos e as escovas planas para os carros mais recentes. 

Há uma medida associada a cada automóvel. Para saber qual o tamanho, aconselhe-se junto dos profissionais MCoutinho e compre escovas limpa pára-brisas adequadas. Aproveite a manutenção periódica do seu carro para fazer a troca das escovas.

Se tiver um imprevisto e necessitar da troca urgente das escovas, saiba como executar esta tarefa e verá como é fácil!

  • Levante o braço de metal do limpa pára-brisas. Tenha cuidado ao fazer esta tarefa, uma vez que a escova é controlada por uma mola que ao ser retirada pode danificar o pára-brisas;
     

  • Retire a borracha antiga e perceba o local onde a escova deve encaixar no braço de metal. Normalmente existe uma estrutura de plástico que suporta o limpa vidros;
     

  • Coloque a nova borracha e encaixe todo o limpa vidros no mesmo local do braço de metal de onde retirou a antiga borracha. Depois volte a deitar o limpa pára-brisas. Repita o mesmo processo para os dois lados e está feito. Viu como é fácil?

Agora que tem as escovas do limpa vidros novas, tome algumas medidas preventivas para garantir a durabilidade do produto. Aconselhamos que verifique com regularidade a borracha das escovas e que as limpe com um pano macio e humedecido em água bem como a limpeza regular do pára-brisas para evitar que tenha folhas, folhetos de publicidade, etc. 

Já lhe demos as medidas essenciais para saber sobre as escovas limpa vidros, sinais de desgaste, erros que comprometem a durabilidade, todos os passos da substituição das velhas borrachas por novas e ainda conselhos para assegurar uma boa “vida” ao seu limpa vidros. 

E porque o seu automóvel merece o melhor, recorra às Oficinas MCoutinho e confie a manutenção do seu companheiro de estrada a profissionais competentes. Garantimos-lhe um serviço de excelência à altura dos condutores mais exigentes e oferecendo uma ampla rede de oficinas.

Até à próxima Dica de Mestre!

Aviso! Ao navegar no nosso site estará a consentir a utilização de cookies para uma melhor experiência de utilização.

Conheça as nossas Politicas de Privacidade aqui.
OK