Filtros do automóvel: para que servem e quando trocar


Dicas | 02.09.2019
Filtros do automóvel: para que servem e quando trocar

Ao longo deste artigo ficará a saber o que são e para que servem os filtros do seu automóvel, bem como qual a altura certa para os substituir. E porque estes componentes são de extrema importância para o bom funcionamento do motor, fique connosco até ao fim!

Em primeiro lugar, convém mencionar que existem quatro tipos de filtros aos quais deve prestar atenção, sendo eles o filtro do óleo, o filtro do ar, o filtro do habitáculo e, finalmente, o filtro do combustível. Todos estes componentes têm como função reter as impurezas, garantindo um melhor funcionamento de todas as peças do automóvel.

A falta de manutenção dos filtros em geral tem consequências muito negativas para a performance do automóvel, nomeadamente o aumento de consumo, uma maior emissão de gases poluentes e o a diminuição da vida do motor. Por sua vez, caso se trate de um problema no filtro do habitáculo, pode ocorrer uma ventilação insuficiente no interior do veículo, o que se traduz numa acumulação de bactérias dentro do mesmo.

Por todos estes motivos, convém apostar na correta substituição dos filtros do automóvel, que assegura inúmeras vantagens, tais como um maior grau de conforto e higiene, consumos de combustíveis mais satisfatórios, maior conservação das peças do motor e, consequentemente, maior longevidade do motor.

Para que consiga prestar uma atenção mais cuidada aos filtros do seu automóvel, deixamos-lhe algumas recomendações que dizem respeito à sua conservação, bem como à momento adequado para proceder à substituição dos mesmos.

  • Filtro do Combustível

O filtro de combustível está localizado entre o tanque e o motor e tem como principal função proteger o sistema de injeção, impedindo que as impurezas como o pó e a ferrugem, por exemplo, prejudiquem o combustível antes de este queimar.

Geralmente, esta peça deve ser substituída a cada 25.000 ou 30.000 quilómetros. Contudo, alguns fabricantes recomendam um período mais curto, pelo que deve sempre confiar nas recomendações do seu concessionário, já que este cuidado lhe permitirá evitar despesas desnecessárias.

  • Filtro do Ar

A principal função do filtro do ar é reter as impurezas presentes na atmosfera, tais como poeiras e pólen. Na verdade, quando o filtro do ar não está em boas condições, a mistura de combustível e ar pode acabar por sofrer consequências negativas, pelo que o carro irá perder potência e, consequentemente, gastar mais combustível.

Para um melhor desempenho do filtro do ar, leve a cabo a substituição deste componente também de acordo com as recomendações da Marca. Usualmente, esta mudança deve ocorrer a cada 20.000 quilómetros ou, então, de dois em dois anos.

  • Filtro do Óleo

Este componente serve essencialmente para impedir que resíduos diversos contaminem o óleo. 

Tenha em atenção que no momento da mudança do óleo, deve trocar também o filtro do óleo, de modo a garantir que a qualidade do fluído não é prejudicada. A mudança do óleo e do filtro deve ser feita uma vez por ano.

  • Filtro do Habitáculo

Tal como já foi referido anteriormente, o filtro do habitáculo serve para garantir que o ar que circula no interior do veículo tem qualidade e, portanto, não é prejudicial ao condutor e restantes passageiros.

Para um maior conforto e segurança nas suas viagens, troque esta peça a cada 15.000 quilómetros ou sempre que sentir que o ar está saturado ou que existe um mau cheiro de cada vez que liga o ar condicionado. Também nesta matéria, o tipo de utilização do seu carro poderá agravar o mau estado do filtro, designadamente zonas de muita poluição, poeiras e entre outras partículas, podem implicar uma mudança prematura deste filtro.

Em suma, não se esqueça de levar o seu carro à revisão regularmente. Uma manutenção cuidada irá ajudá-lo a evitar problemas maiores, quer para o automóvel, quer para si e também a quem viaja consigo. Além disso, uma boa conservação dos filtros, em especial do filtro do combustível, permite melhorar os consumos de gasóleo ou gasolina e, por consequência, poupar bastante dinheiro.

E porque o seu automóvel merece o melhor, recorra às Oficinas MCoutinho e confie a manutenção do seu companheiro de estrada a profissionais competentes. Garantimos-lhe um serviço de excelência à altura dos condutores mais exigentes e oferecendo uma ampla rede de oficinas.

Até à próxima Dica de Mestre!

Aviso! Ao navegar no nosso site estará a consentir a utilização de cookies para uma melhor experiência de utilização.

Conheça as nossas Politicas de Privacidade aqui.
OK