Inspeção automóvel: o que fazer antes de levar o seu carro à inspeção


Dicas | 24.10.2019
Inspeção automóvel: o que fazer antes de levar o seu carro à inspeção

A Inspeção Periódica Obrigatória dos automóveis, também conhecida por IPO, tem como principal objetivo assegurar que os veículos que circulam nas estradas apresentam manutenções cuidadas e boas condições de utilização e segurança para o condutor, os passageiros e restantes utilizadores da via pública.

Aspetos a verificar antes de levar o seu carro à inspeção

Sendo esta uma preocupação para os condutores, devido à possibilidade de reprovação do seu automóvel, torna-se importante ter atenção a alguns aspetos a verificar antes de levar o seu carro à inspeção:

  • Garantir que todas as luzes do veículo se encontram alinhadas e em perfeitas condições, sem qualquer problema de iluminação, bem como o correto funcionamento de todos os cintos de segurança do automóvel.

 

  • Verificar se as escovas limpa pára-brisas não estão desgastadas, com falhas e se o líquido de limpeza está reposto. Saiba quando, porquê e como mudar as escovas pára-brisas aqui.

 

  • Atestar a correta posição e utilidade dos espelhos retrovisores, garantindo que não existe qualquer impedimento na visibilidade do condutor para a imediação do veículo.

 

  • Averiguar o estado de conservação dos pneus do automóvel. Os pneus devem estar com a pressão recomendada pelo fabricante, assim como o seu relevo deve estar de acordo com o que consta no livrete do mesmo. Descubra mais sobre o estado dos seus pneus neste artigo ou informe-se nas oficinas MCoutinho.

 

  • O triângulo de sinalização e o colete refletor devem estar no veículo e em boas condições para uso em qualquer momento de necessidade.

 

  • Apurar a existência de qualquer fuga de óleo ou no sistema de travagem do carro. Normalmente, este pormenor é percetível através de manchas no chão onde este fica estacionado durante um longo período de tempo.

 

  • Conferir a presença de qualquer indício notável de problemas no alinhamento da direção ou no sistema de suspensão da viatura, nomeadamente nos amortecedores.

 

  • Assegurar que nenhuma luz do painel de instrumentos se encontra acesa de forma a alertar para qualquer anomalia.

 

  • Certificar o bom estado das chapas de matrícula do automóvel, garantindo que estas se encontram bem legíveis e em bom estado.

Além de todos estes aspetos, é essencial verificar quais as deficiências de grau 1 apontadas pelo centro de inspeções na última inspeção do automóvel, sendo que estas devem ser prioridade no que toca à sua correção.

Documentos necessários a levar consigo no dia da inspeção do seu automóvel

No que diz respeito aos documentos necessários a levar consigo no dia da inspeção do seu automóvel: Certificado de Matrícula (Livrete) e o Título de Registo de Propriedade, agora substituídos pelo Documento Único Automóvel (DUA), tal como os documentos do seguro do carro e a ficha da última inspeção realizada.

A manutenção correta e regular do seu automóvel poderá evitar problemas maiores aquando da inspeção do mesmo, pelo que é recomendado que avalie com frequência a existência de anomalias detetadas pelo seu uso quotidiano.

A MCoutinho tem ao seu dispor uma equipa de profissionais qualificados e prontos para verificar todos os detalhes do seu carro. Marque já um Check-Up e obtenha um relatório preciso sobre o estado da sua viatura, e ainda garanta gratuitamente a deslocação até ao Centro de Inspeções.

Até à próxima Dica de Mestre!

Aviso! Ao navegar no nosso site estará a consentir a utilização de cookies para uma melhor experiência de utilização.

Conheça as nossas Politicas de Privacidade aqui.
OK