Mapa de postos de carregamento elétrico: saiba onde consultar.


Dicas | 13.10.2021
Mapa de postos de carregamento elétrico: saiba onde consultar.

Mapa de postos de carregamento elétrico: saiba onde consultar.

 

       Já não há desculpas para não ter um elétrico.

     A mobilidade elétrica é o futuro e o nosso país tem cada vez melhores condições para lhe proporcionar uma experiência sem preocupações ao volante do seu carro elétrico. A autonomia e a eficiência da nova geração de motorizações elétricas asseguram as condições para uma viagem tranquila, embora seja recomendável a consulta do mapa de postos de carregamento elétrico, disponível no novo site da mobilidade elétrica. No âmbito da parceria que o Grupo MCoutinho celebrou com a MOBI.E, a informação de dados sobre a rede de carregamento é disponibilizada em tempo real, contemplando dados de mais de 2.000 postos de carregamento em todo o país.

 

 

Carregamentos na Rede Pública

     Algumas estações de serviço já estão equipadas para o carregamento de veículos elétricos. No entanto, há um mundo de possibilidades a explorar e a rede de abastecimento de mobilidade elétrica portuguesa está disponível na nova área digital MCoutinho.

     Dentro desta rede de abastecimentos, poderá encontrar dois tipos de carregamento.

 

Postos de Carregamento Normal (PCN)

     Nestes postos de carregamento, poderá contar com uma potência igual ou inferior a 22 kWh para carregar o seu carro elétrico.

     Poderá encontrar alguns Postos de Carregamento Normal gratuitos, sendo que naqueles em que o serviço já está a ser cobrado, os valores não ultrapassam os 3 cêntimos/minuto.

     Se tem pouco tempo disponível, aconselhamos que procure um posto de carregamento de máxima potência - 22 kWh - e em apenas 1h alcança 80% da autonomia da bateria. Para potências mais baixas, de 3,7 kWh, um carregamento de 100% da bateria, poderá demorar até 8 horas.

 

Postos de Carregamento Rápido (PCR)

     Aqui a potência de eletricidade será sempre superior aos 22kW. Por isso, em apenas 20/30 minutos obterá mais de 80% da bateria do seu carro elétrico com o custo que rondará no máximo os 0,40€ por KWh ou 0,16 cêntimos por minuto.

 

Como Funcionam os Carregamentos na Rede Pública

     Para começar a usufruir dos Postos de Carregamento terá de contratar um Comercializador de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica (CEME), que lhe fornecerá um suporte (cartão ou App) podendo utilizar qualquer posto de carregamento da rede. Recentemente foram lançadas Apps que possibilitam um carregamento independente de cartões e contratos.

 

     Se está a ponderar aderir à mobilidade elétrica, espreite todas as vantagens neste artigo - Mobilidade Elétrica: As vantagens dos carros elétricos.

     Caso já tenha o seu elétrico consigo, propomos-lhe a aproveitar o bom tempo pelos caminhos de Portugal! E não se esqueça de consultar o mapa de postos de carregamento elétrico aqui.

 

Aviso! Ao navegar no nosso site estará a consentir a utilização de cookies para uma melhor experiência de utilização.

Conheça as nossas Politicas de Privacidade aqui.
OK