Óleo do motor: saiba quando verificar e mudar

Dicas | 06.09.2019
Óleo do motor: saiba quando verificar e mudar

O óleo é um componente fundamental para garantir o bom funcionamento do motor. É um elemento fulcral em certas tarefas, como a lubrificação dos vários componentes do motor, a redução da fricção entre as peças, a prevenção da corrosão e ainda a refrigeração. 

Uma vez que o óleo do motor desempenha um papel tão essencial, torna-se ainda mais importante que seja feita uma verificação regular do seu nível. 

Apesar de ser uma tarefa simples, surgem muitas dúvidas na hora de verificar o nível do óleo, pelo que passamos a destacar: 

  • O seu carro deve estar estacionado num local relativamente plano e o motor deve estar frio. Se utilizou o carro há pouco tempo deixe o motor arrefecer. O melhor momento para verificar o óleo é pela manhã com o motor completamente frio para que tenha a certeza de que todo o óleo escorreu; 

  • Retire a vareta do motor e limpe o óleo que resta nela. Volte a introduzir e retire novamente. 

  • Veja se a quantidade de óleo presente na vareta está dentro dos limites marcados (usualmente “máx.” para assinalar o limite máximo e “min.” para assinalar o limite mínimo)

É essencial que reponha o nível do óleo, caso este esteja abaixo do limite mínimo. Tenha em atenção que deve colocar exatamente o mesmo tipo de óleo que o seu carro está a utilizar, uma vez que ao colocar óleos diferentes poderá alterar as propriedades e prejudicar a lubrificação do motor. Preferencialmente opte pelo óleo recomendado pelo fabricante.

Para além da verificação regular do lubrificante é imprescindível que faça a manutenção do seu carro de acordo com os parâmetros da marca. Usualmente, a mudança de óleo e também do filtro devem ocorrer uma vez por ano ou aos 20.000km, para garantir que o motor funciona em perfeitas condições. 

Tenha em consideração que as condições do óleo variam em função do tipo de utilização do seu carro, designadamente a distância e o tempo médio dos trajetos e a temperatura média do motor, entre outros.

Contrariamente ao que se faz na verificação, na mudança de óleo é importante que este esteja quente para que haja garantias de que todo o óleo seja devidamente retirado. 

 

É também muito importante que não se esqueça de mudar o filtro, uma vez que é através deste que o óleo passa e, portanto, naturalmente os resíduos vão-se acumulando. Se o filtro não for substituído, a quantidade de óleo que chegará ao motor será cada vez menor, podendo danificar gravemente o motor.

 

Agora que já tem as dicas essenciais para verificar o nível do óleo, recomendamos máxima atenção. A verificação regular do nível do óleo e a sua mudança dentro dos parâmetros recomendados pela marca garantem a longevidade do seu carro e evitam custos associados a danos no motor por inadequada lubrificação.

 

E porque o seu automóvel merece o melhor, recorra às Oficinas MCoutinho e confie a manutenção do seu companheiro de estrada a profissionais competentes. Garantimos-lhe um serviço de excelência à altura dos condutores mais exigentes e oferecendo uma ampla rede de oficinas. 

Até à próxima Dica de Mestre!

Aviso! Ao navegar no nosso site estará a consentir a utilização de cookies para uma melhor experiência de utilização.

Conheça as nossas Politicas de Privacidade aqui.
OK