Pneus: quando e porquê mudar?


Dicas | 24.10.2019
Pneus: quando e porquê mudar?

O bom estado dos pneus do seu automóvel assegura a sua melhor performance e garante a eficiência e segurança do mesmo na condução. A durabilidade dos pneus está dependente de diversos fatores. Por exemplo, os hábitos de condução de quem vai ao volante, as condições da estrada, os cuidados de manutenção ou até mesmo o clima.

Fatores que alertam para quando deve trocar os pneus do seu automóvel

Perante isto, é fundamental perceber quais os fatores que alertam para quando deve trocar os pneus do seu automóvel:

  • 5 anos após a data de fabrico ou depois de 40 000 Km percorridos deve proceder-se à regular avaliação dos mesmos (anualmente). O período máximo definido para nova troca é de 10 anos, sendo que a data de fabrico pode ser encontrada no flanco do pneu;

 

  • No caso do piso (relevo) do pneu se mostrar com um desgaste superior ao recomendado (1,6mm de altura para automóveis ligeiros com peso bruto não superior a 3500 Kg e 1mm para motociclos e automóveis pesados com peso bruto superior a 3500 Kg);

 

  • Quando o flanco do pneu, ou seja, a superfície lateral do mesmo, se encontra de alguma forma danificado;

 

  • Cada vez que sejam percetíveis desgastes díspares nas várias zonas do pneu;

 

  • Caso seja notável qualquer tipo de deformação, perfuração ou corte na superfície do pneu (aconselhamos a verificação por um profissional da área);

 

Causas de desgaste dos pneus

Apresentados os principais fatores de alerta para a sua substituição, são várias as causas de desgaste dos pneus. Estradas em mau estado com buracos, obstáculos ou artefactos pontiagudos, a sujeição a temperaturas extremas ou o contacto com superfícies oleosas ou gordurosas são fatores que podem danificar o estado dos seus pneus. Algumas práticas de condução como o excesso de velocidade, travagens repentinas, arranques súbitos ou mesmo a falta de preocupação por evitar estradas mais danificadas contribuem igualmente para a sua deterioração. É, ainda, indispensável a utilização devida de jantes e rodas compatíveis e de acordo com as recomendações e características homologadas pelo fabricante.

 

Como prolongar o tempo de vida dos seus pneus

De modo a prolongar o tempo de vida dos seus pneus, a prevenção é indispensável sendo aconselhada uma condução cautelosa e responsável, assim como a verificação do estado dos pneus mensalmente ou antes de iniciar qualquer viagem longa.

Importa também advertir para a importância de substituir os quatro pneus do automóvel ao mesmo tempo ou, caso não seja possível, a sua troca deve ser feita aos pares, sendo que estes têm de ser do mesmo eixo. No caso da troca ser feita dois a dois, os pneus em melhores condições devem ser colocados no eixo traseiro, pois favorece a aderência destes ao solo e garante a melhor estabilidade do veículo.

A prevenção torna-se essencial para uma boa manutenção dos seus pneus e, consequentemente, o correto e seguro funcionamento do seu automóvel, pelo que deve ser tida em conta no seu quotidiano na estrada.

A aplicação destes conselhos está dependente naturalmente do automóvel em questão e também do seu tipo de utilização. Para um aconselhamento mais específico e personalizado recorra à rede de oficinas MCoutinho. Os nossos excelentes profissionais garantem a qualidade de todos os serviços à altura da maior exigência dos nossos clientes!

Até à próxima Dica de Mestre!

Aviso! Ao navegar no nosso site estará a consentir a utilização de cookies para uma melhor experiência de utilização.

Conheça as nossas Politicas de Privacidade aqui.
OK