Possibilidades de carregamento a nível doméstico


Dicas | 25.06.2021
Possibilidades de carregamento a nível doméstico

Possibilidades de carregamento a nível doméstico

 

          Os veículos elétricos trazem inúmeras vantagens e são o futuro da mobilidade.

          Como carregar é uma das principais questões que surge a quem está a considerar comprar um carro elétrico. Além desta, surgem questões como carregar a viatura em casa.

          Iremos responder, neste artigo, a todas essas questões.

 

Tomada Standard

         

          Os carros elétricos são acompanhados por um cabo para carregar a bateria numa tomada normal desde que esta esteja ligada à terra. O veículo tem uma ficha standard para carregamentos em corrente alternada, seja em casa, seja nos postos públicos de carregamento normal.

          Estes adaptadores, por norma, estão limitados a uma intensidade elétrica, por questões de segurança, de 10 Amperes. É a forma de garantir que mesmo em instalações elétricas mais “fracas”, não ocorrem problemas. Contas feitas à tensão elétrica e à potência de carregamento permitida por estes carregadores, uma bateria de 40 kWh irá demorar aproximadamente 20 horas para carregar.

 

Carregadores Portáteis

 

          Se procura carregadores com amperagens maiores, os carregadores portáteis são a solução. Estes carregadores, por norma com 16 Amperes, permitem obter maiores potências de carregamento.

          Simplificando as contas, isto significa que um veículo elétrico, de 40 kWh, em vez de demorar 20h a carregar, passaria para 12h no total do seu carregamento. Apenas tem de verificar se a sua rede elétrica suporta a utilização dos 16 Amperes por várias horas seguidas.

          Há, ainda, carregadores portáteis que funcionam de forma inteligente para evitar qualquer tipo de constrangimento! Podem baixar automaticamente a intensidade se verificarem algum aquecimento excessivo na tomada após algumas horas de carregamento.

 

 

Wallbox

 

O termo mais associado a veículos elétricos é o wallbox.

          Uma wallbox é um posto fixo de carregamento doméstico que permite carregar o seu carro elétrico através de corrente alternada.

          Pode ser conectada a instalações elétricas monofásicas e trifásicas. Este posto de carregamento é fixado à parede e conectado diretamente à fonte de energia.

          Os custos de uma wallbox dependem sempre das características do equipamento desde o tipo de conector, quantidade de veículos que permite carregar e o tipo de alimentação de empresada (monofásico ou trifásico)

          As Wallbox têm inúmeras vantagens:

  • O tempo de carregamento é bastante mais reduzido que o de uma tomada normal;
  • O tempo de carregamento é o ideal, protegendo a vida útil da bateria;
  • Pode programar horários em que o custo da eletricidade é mais reduzido;
  • Podem ser instaladas no exterior.

 

Mora num apartamento?

 

          Em moradias é normalmente mais fácil carregar um carro elétrico. Mesmo quando não existe uma garagem é possível estacionar o veículo à porta de casa e chegar a uma tomada elétrica. Esta mesma facilidade também é válida para quem mora em apartamentos e tem garagens fechadas, as chamadas boxes, onde têm disponíveis pontos de eletricidade que estão associados ao apartamento.

          Quando falamos de lugares de garagem a solução relativamente a carregamentos domésticos pode passar por ter uma tomada ligada ao seu quadro elétrico do apartamento, podendo também recorrer à energia comum do condomínio, mediante um acordo para assumir os custos associados. Em último caso poderá requerer uma ligação ao seu fornecedor. É importante referir que, por lei, o condomínio é obrigado a aceitar a instalação dos métodos de carregamento mencionados.

         

          Agora que já conhece as possibilidades de carregamentos domésticos para veículos elétricos e as suas vantagens, poderá sempre encontrar todo o apoio na MCoutinho para compra do seu carro elétrico ou hibrido.

Aviso! Ao navegar no nosso site estará a consentir a utilização de cookies para uma melhor experiência de utilização.

Conheça as nossas Politicas de Privacidade aqui.