
Atualmente a preocupação de encontrar formas de poupar em pequenas coisas do dia-a-dia. O combustível, sendo um custo inevitável para muita gente, consiste numa das maiores despesas das famílias ao fim do mês.
Assim sendo, ter uma atitude preventiva e adotar pequenos hábitos de comportamento na estrada podem fazer a diferença na despesa em combustível.
Hábitos de condução que aumentam o consumo de combustível
Acelerar excessivamente ou travar de forma brusca, isto é, praticar uma condução agressiva, aumenta de forma significativa o consumo de combustível do seu automóvel. Portanto, é importante que se mantenha uma velocidade constante e uniforme e, por exemplo, que sejam evitadas acelerações excessivas em subidas de forma a não induzir em custos desnecessários. Nas descidas, também não é necessário acelerar, sendo que a velocidade pode ser facilmente controlada através do travão e da caixa de velocidades. Uma boa gestão da caixa de velocidades melhora o rendimento do seu automóvel e acarreta vantagens ao nível dos gastos.
A manutenção periódica do seu veículo contribui igualmente para que este tenha um bom rendimento sem que seja necessário gastar combustível em excesso. A revisão e troca dos filtros do ar, óleo e combustível, bem como das velas de ignição, ajuda consideravelmente a preservar a saúde do seu companheiro. As velas de ignição, em particular, devem ser trocadas com regularidade e de acordo com as recomendações da marca - mesmo que se encontrem aparentemente em bom estado.
Desta forma, evita um rendimento deficiente e o elevado consumo de combustível. De igual forma, um motor em mau estado ou com problemas é inimigo de uma condução mais económica, sendo que este fator aumenta entre 9% a 30% do consumo do automóvel.
Ao regular a utilização do ar condicionado e ao recorrer a esta funcionalidade apenas quando é estritamente necessário estamos igualmente a poupar de forma considerável o combustível do nosso veículo. Além disto, quando se mantém as janelas abertas durante a condução, o atrito causado pelo ar, nomeadamente em velocidades mais elevadas, prejudica a aerodinâmica do automóvel traduzindo-se igualmente num incremento dos gastos de combustível do mesmo.
Na hora de escolher o percurso até ao seu destino, é também importante ponderar em escolhas mais económicas. A opção por vias com menos tráfego e em bom estado sempre que possível consiste numa medida importante para a poupança.
Fatores como o peso a mais na viatura provocam o desgaste acentuado na suspensão, nos travões e no motor e, consequentemente, aumenta o consumo do veículo. Deste modo, é importante eliminar o peso desnecessário, arrumando o interior automóvel e mantendo apenas o material que é realmente indispensável.
Por outro lado, a pressão insuficiente dos pneus faz aumentar a resistência do rolamento e, consequentemente, aumentar também a despesa do combustível em cerca de 6%. A ausência de alinhamento e calibração da direção do automóvel têm igualmente um impacto negativo na economia de combustível.
Desta forma, a poupança de combustível traduz-se numa mais valia não só para a sua carteira no final do mês, mas também para o planeta em geral sendo que implica um meio ambiente mais limpo e com menos poluição. Através da adoção destes hábitos no seu dia-a-dia, facilmente poupa gastos desnecessários de combustível e aumenta a vida útil do seu automóvel.
As Oficinas MCoutinho estão à sua disposição para a avaliação e resolução de eventuais falhas no seu automóvel que possam estar a comprometer a poupança de combustível. Com a ajuda de uma vasta equipa especializada, garantimos um serviço diário personalizado e à altura da exigência dos nossos clientes.
Até à próxima Dica de Mestre!
Categorias
Últimos Posts
Dicas
Wallbox: A caixa mágica dos elétricos e híbridos plug-in
Dicas
Está na altura da revisão automóvel, não ignore estes 8 sinais!
Dicas
Como carregar um carro elétrico na garagem do condomínio
Dicas
Carregamento Inteligente gera Redução de Custos
Dicas
Mapa de postos de carregamento elétrico: saiba onde consultar.
Siga-nos