Saiba como proteger o seu carro no Inverno!


Dicas | 29.02.2020
Saiba como proteger o seu carro no Inverno!

No inverno, as mudanças das condições climatéricas tornam as estradas mais inseguras e exigem precauções redobradas na hora de viajar. Assim, torna-se essencial a adoção de boas práticas para uma condução segura.

Dicas para cuidar do seu carro durante o inverno

Eis algumas dicas da MCoutinho para cuidar do seu carro durante o tempo frio do inverno:

No inverno o período noturno aumenta e o nevoeiro e chuva começam a ser habituais. Posto isto, é importante a verificação de todo o sistema de iluminação do veículo confirmando assim que este se encontra em perfeitas condições. A utilização dos médios em alturas de pouca luminosidade ou chuva torna-se essencial, de forma a conseguir ver e ser visto pelos restantes veículos da via, bem como o recurso às luzes de nevoeiro quando este o exigir.

O piso com gelo é, igualmente, um grande risco característico desta altura do ano. Assim sendo, é fundamental moderar a velocidade na estrada e evitar ultrapassagens e travagens de risco. Além disso, a verificação do piso dos pneus e se estes se encontram com a pressão recomendada é importante para manter a segurança, visto que o piso molhado reduz a capacidade de aderência dos mesmos à estrada.

O bom estado das escovas limpa para-brisas é essencial para garantir a correta limpeza do vidro e, por conseguinte, uma boa visibilidade. Estas peças sofrem de algum desgaste na altura do verão devido às altas temperaturas sendo que a sua manutenção deve ser feita ao longo de todo o ano. Sendo mais utilizadas em épocas de chuva, mais do que nunca devem ser tomadas em atenção.

O líquido do radiador constitui-se noutro componente fundamental de ser verificado, sendo que é este que garante a boa temperatura interna do motor. Com a redução da temperatura, a quantidade do mesmo pode variar, sendo uma precaução importante a tomar. Acrescentando a isto, a observação de fugas no escape do automóvel e a análise de avarias no catalisador podem igualmente evitar problemas no mesmo.

Por fim, e não menos importante, é necessário o correto funcionamento do desembaciador de vidros bem como a verificação do sistema de climatização do carro. Com as grandes diferenças de temperatura entre o exterior e interior do veículo, os vidros tendem a embaciar com mais facilidade. Assim, manter os vidros limpos e sem gordura evitam a acumulação de humidade nos mesmos e, consequentemente, asseguram uma boa visibilidade da estrada.

Assim sendo, todos sabemos que o inverno requer cuidados redobrados no que diz respeito à condução, sendo que é importante aumentar a distância de segurança entre os veículos e estar atento a todos os envolventes.

Conte com as Oficinas MCoutinho para um check up exaustivo ao seu automóvel para uma condução em segurança. Marque já a sua visita!

Até à próxima Dica de Mestre!

Aviso! Ao navegar no nosso site estará a consentir a utilização de cookies para uma melhor experiência de utilização.

Conheça as nossas Politicas de Privacidade aqui.
OK