Suspensão automóvel: descubra os hábitos de condução a evitar


Dicas | 31.01.2020
Suspensão automóvel: descubra os hábitos de condução a evitar

A suspensão do automóvel é um dos sistemas mais importantes de qualquer veículo, contribuindo para uma condução segura e confortável. No entanto, como não se encontra facilmente à vista acabam por cair no esquecimento, gerando um maior desgaste dos seus componentes.

O que é o sistema de suspensão do automóvel

A suspensão do automóvel tem como principal objetivo absorver o impacto do veículo com o solo, assegurando a estabilidade do mesmo e o conforto e segurança dos seus ocupantes.

É exatamente este sistema que garante que os pneus do seu automóvel se mantenham em contacto com a estrada, sendo que para que funcione corretamente é importante que esteja em boas condições de conservação.

O sistema de suspensão automóvel tem como principal e mais conhecido componente os amortecedores, que controlam as oscilações das molas. Além dos amortecedores e das molas, é constituído ainda por bandejas, braços, pivôs, buchas, bieletas e pela barra estabilizadora, todos responsáveis pela interação do veículo com o solo.

Este elemento de segurança do automóvel é diferente em todos os veículos, sendo que é desenvolvido com o propósito de estabelecer um equilíbrio entre o conforto e a segurança de acordo com as características de cada um, podendo ser hidráulico, eletrónico ou a ar.

O que prejudica a suspensão do automóvel?

  • a falta de revisões periódicas ao sistema de suspensão automóvel pode traduzir-se em problemas para o seu veículo. Os check up’s e revisões assíduas ajudam a detetar as irregularidades que podem estar a prejudicar a boa condução e segurança do seu veículo. É recomendado fazer revisões ao sistema de suspensão do automóvel a cada 10 000 Km percorridos ou no momento em que seja detetado algum ruído ou comportamento estranho do mesmo.
  • a circulação contínua em pisos irregulares ou estradas com buracos e com lombas a velocidades superiores às recomendadas são bastante prejudiciais para o bem-estar dos componentes da suspensão, podendo mesmo gerar danos imediatos na mesma.
  • sobrecarregar o veículo é um dos hábitos que mais prejudica a suspensão do seu automóvel. Para além de aumentar o consumo de combustível, reduzir o rendimento e a longevidade dos componentes do automóvel, danifica também o motor e os pneus, limitando a sua vida útil.

Tendo isto, importa concluir que evitar estes hábitos de condução errados prolonga de forma significativa a duração do sistema de suspensão do seu automóvel.

Como identificar problemas na suspensão?

  • o desgaste irregular dos pneus pode ser motivado por uma suspensão com problemas, pois pode estar a transferir mais peso para um dos lados da carroçaria. Por outro lado, se os pneus estiverem irregularmente desgastados, por exemplo, devido ao desalinhamento da direção, estes vão igualmente aumentar o peso num dos lados do veículo e, por sua vez, forçar a suspensão que poderá ficar danificada.
  • quando são identificados ruídos na condução do automóvel, é essencial verificar a origem dos mesmos para que seja feita uma intervenção que venha evitar o contínuo desgaste dos componentes.
  • a falta de estabilidade do automóvel é um sinal evidente de que algo está mal, sendo que a probabilidade do problema estar na suspensão é bastante elevada.
  • caso seja detetada alguma anomalia no sistema, é crucial que as peças danificadas sejam substituídas de forma a que estas não contribuam para o desgaste dos restantes componentes.

Andar na estrada com a suspensão danificada compromete não só a sua segurança e dos restantes ocupantes do veículo, como pode provocar acidentes graves que envolvam terceiros.

Por isso, se sente algum destes problemas no seu carro, contacte as oficinas MCoutinho para marcar uma revisão completa ao seu automóvel com a qualidade a que já o habituamos.

Até à próxima Dica de Mestre!

Aviso! Ao navegar no nosso site estará a consentir a utilização de cookies para uma melhor experiência de utilização.

Conheça as nossas Politicas de Privacidade aqui.
OK