Wallbox: A caixa mágica dos elétricos e híbridos plug-in


Dicas | 02.09.2022
Wallbox: A caixa mágica dos elétricos e híbridos plug-in

               A multiplicação de carros eletrificados em Portugal vem confirmar que os carros elétricos estão a conquistar o mercado e, tudo indica que o futuro do setor automóvel seja mais silencioso e ecológico.

               Se está decidido a comprar um carro elétrico ou plug-in é essencial conhecer as várias opções de carregamento disponíveis. Uma das soluções mais procuradas é o posto de carregamento doméstico, mais conhecido como Wallbox. Preparámos um guia completo com tudo o que precisa de saber sobre o seu funcionamento. Vamos começar?

               As Wallbox são a resposta doméstica mais eficaz para assegurar cargas mais duradouras. Na prática, são unidades de carregamento instaladas na parede para serem alimentadas por corrente alternada, monofásicas ou trifásicas, e que resultam em mais velocidade e energia.

               Ainda assim, continuam a existir algumas dúvidas e curiosidades no que diz respeito ao carregamento doméstico de carros elétricos. Na realidade é tão simples como poderem ser carregados com tomada doméstica de 220V, tal como o smartphone que o acompanha para todo o lado.

               O principal inconveniente? Carregar um carro elétrico numa tomada doméstica pode levar até 40 horas e, para a maioria das pessoas, não é compatível com a rotina agitada.

               A solução? O mercado tomou a iniciativa de desenvolver inúmeras opções de carregamento para quem procura carros elétricos e plug-in.

               Talvez já tenha conhecimento da rede de postos de carregamento elétrico público e, que esta já cobre grande parte do território nacional. Apesar das mais valias desta rede para viagens de longa duração, não é a solução mais viável a longo prazo.

               Se já tem um elétrico consigo, conhece a comodidade de recarregar a bateria do carro em casa e, sobretudo, de evitar deslocar-se propositalmente a postos públicos de carregamento, onde a probabilidade de estarem todos a ser usados é muito elevada.

               Uma tomada doméstica convencional tem as suas limitações: os carregamentos são lentos e corre sempre o risco de não ter a bateria cheia antes de ir para o trabalho. Como evitar estes transtornos?

               A resposta vai sempre dar às Wallbox, que vêm mesmo simplificar-lhe a vida! Um dispositivo extremamente prático e pequeno, fácil de pendurar numa parede, quer seja no jardim, garagem de moradia ou, em parqueamentos privados ou públicos.

               Além do mais, é muito user-friendly para as baterias, já que não está vulnerável a picos de tensão, sendo capaz de equilibrar as cargas e descargas de energia durante carregamentos.

               Se poupança, eficácia de carregamento e comodidade estão no topo das suas prioridades, a Wallbox será a melhor solução a longo prazo. Descubra como funciona, as vantagens e os requisitos para as poder instalar.

Wallbox: como funciona e quais as vantagens da caixa mágica

               A Wallbox não é nada mais que um simples carregador de parede ou posto de carregamento doméstico, com um formato muito semelhante a uma caixa que se fixa tanto em paredes interiores como exteriores. Para tal, basta existir fornecimento de energia.

               Esta solução oferece a melhor relação entre tempo de carregamento e longevidade da vida útil da bateria do seu carro elétrico ou plug-in.

               Se optar por instalar a Wallbox na garagem da sua casa, fica desde já a saber que poderá contar com um sistema de ativação por cartão ou chave, o que se traduz numa garantia de segurança contra a utilização de terceiros.

               A vantagem das Wallbox relativamente às tomadas domésticas é que as segundas não foram projetadas para fornecer uma potência de 2,8kW por grandes períodos de tempo. O resultado? Sobreaquecimento, problemas na rede elétrica e, nalguns casos, risco de incêndio.              

               A Wallbox vem prevenir todo este efeito “bola de neve”. Isto graças à secção dos cabos por onde circula a corrente elétrica destes postos de carregamento doméstico e, mesmo dos equipamentos de proteção da instalação elétrica compatíveis com as características do carro elétrico que comprar.

               Ao apostar na Wallbox ganha uma potência de carregamento capaz de atingir os 22kW. 9 vezes mais rápido do que uma tomada doméstica. A maioria dos carregadores de parede conta com um sistema de controlo dinâmico de potência, permitindo uma gestão autónoma da velocidade de carregamento.

               Estes são alguns dos requisitos chave para poder avançar com a instalação da Wallbox:

  • Potência mínima contratada de 4,6kW;
  • Rede elétrica dedicada a carregamento de veículos elétricos;
  • Estar autorizado a realizar a instalação.

               A EDP, Galp, LugEnergy, EfiMarket são alguns dos grandes distribuidores de carregadores de parede em Portugal.

               O custo de aquisição e instalação de uma Wallbox é outra dúvida recorrente. Não existe um valor fixo. Ainda assim, pode alocar um orçamento entre os 300 e os 700 euros e, estará sempre dependente da potência e da necessidade ou não de cabos.

               Até à próxima dica de mestre!

Aviso! Ao navegar no nosso site estará a consentir a utilização de cookies para uma melhor experiência de utilização.

Conheça as nossas Politicas de Privacidade aqui.
OK