É com enorme prazer que anunciamos o novo Mazda MX-30, o primeiro Mazda 100% elétrico.
A mais recente expressão da filosofia de design Kodo da Mazda, as suas belíssimas formas trabalhadas artesanalmente e os materiais sustentáveis personalizados dão-lhe um poder de atração distinto, tendo sido concebido e construído para a vida urbana moderna. Proporciona uma experiência de condução pura e agradável, que é intuitiva e natural, criando a sensação de união entre o automóvel e o condutor, a que chamamos "Jinba Ittai".
O novo Mazda MX-30 foi desenvolvido para clientes que não pretendem sacrificar o prazer de condução quando adquirem um automóvel eléctrico. Adoptando umas portas exclusivas do tipo freestyle, materiais ecológicos e uma bateria de dimensão ideal, garante uma autonomia na ordem dos 200km1, ao mesmo tempo que permite superar a média de 48km das deslocações diárias dos clientes europeus2, representando outro passo positivo na abordagem, de múltiplas soluções, da Mazda com vista à redução de emissões, na sequência da recente introdução no mercado do inovador motor Skyactiv-X.
O foco no condutor
Como acontece em todos os modelos Mazda, o Mazda MX-30 proporciona uma sensação de condução muito natural e de resposta imediata nas situações de condução do quotidiano, acelerando, virando e travando exactamente como se pretende
No novo Mazda MX-30, isso foi alcançado através das inovadoras abordagens de engenharia inerentes ao pacote Skyactiv-X, que também abrange a bateria, elemento perfeitamente integrado na estrutura do veículo, realçando a rigidez total do chassis e fornecedendo a correcta resposta aos inputs do condutor.
Para além disso, dada a importância do som na percepção do condutor do binário e da velocidade, os engenheiros da Mazda também desenvolveram, para o habitáculo do Mazda MX-30, um sistema de som electrónico, sincronizado com o binário do motor em termos de frequência e pressão sonoras. Isto leva a menores variações na velocidade do veículo, resultando numa condução muito estável, ainda mais suportada pelo original sistema G-Vectoring Control (GVC) da Mazda, entretanto expandido com as vantagens do motor eléctrico (G-Vectoring Control Plus eléctrico).
O distinto design Kodo
O Mazda MX-30 continua centrado no conceito "less is more" do design Mazda, presente quer no exterior quer no interior dos modelos da marca.
O habitáculo traduz uma sensação de unidade, fluindo a partir do topo do pilar A até à extremidade traseira. A cor do tejadilho emoldurado torna essa sensação ainda mais clara. As portas do tipo Freestyle dão ao Mazda MX-30 uma silhueta distintiva e elegante, garantindo aos clientes um acesso facilitado aos seus bancos dianteiros e traseiros.
No seu interior destacam-se os materiais ecológicos, substituindo-se parte significativa de elementos em couro real por uma alternativa vegan. Recorre-se, ainda, à cortiça de origem ambiental na consola central flutuante, a qual permite um espaço de armazenamento criativo.
Viatura brevemente disponível no Concessionário MCoutinho Mazda no Porto.
(1)Segundo o critério WLTP na Europa. (2) Para este estudo, a Ipsos Mori realizou, em nome da Mazda, um inquérito on-line em Março de 2019. A amostra representativa reuniu 12.072 adultos oriundos de mercados europeus selecionados (Reino Unido, Áustria, Bélgica, França, Alemanha, Itália, Países Baixos, Noruega, Polónia, Espanha, Suécia e Suiça) com idade para conduzir.