No novo design, orientado pelo programa Citroën Advanced Comfort®, a ergonomia dos comandos, a apresentação das informações de condução ou as tecnologias intuitivas não foram deixadas em segundo plano.
A Citroën equipou o novo C3 com 12 tecnologias de ajuda úteis à condução.
Como novidade é apresentada a AJUDA AO ESTACIONAMENTO DIANTEIRO, com 6 sensores na frente do veículo, que ativam avisos sonoros. Já ao engrenar a marcha-atrás, o condutor vai poder visualizar a traseira do seu veículo no ecrã principal através da CÂMERA DE MARCHA-ATRÁS com sensores de auxílio de estacionamento. A visualização é reforçada por marcações a cores que representam a aproximação a um possível obstáculo.
Trancar e destrancar as portas e ligar o motor mantendo as chaves no bolso é possível através do ACESSO E ARRANQUE MÃOS LIVRES. O novo Citroën C3 reconhece o seu condutor quando existe aproximação. E por falar em arranque, a AJUDA AO ARRANQUE EM SUBIDA impede que o veículo se desloque indevidamente numa subida quando o pedal dos travões é libertado.
Uma vez na estrada, o sistema de RECONHECIMENTO DE SINAIS DE VELOCIDADE E DE RECOMENDAÇÃO, identifica os sinais de limite (e de fim de limitação) de velocidade e dá esta informação ao condutor. Esta velocidade pode ser registada como referência para o REGULADOR-LIMITADOR DE VELOCIDADE, o qual reconhece os sinais de trânsito e de recomendação.
Perante um obstáculo, o novo Citroën C3 apoia o seu condutor através do sistema de travagem de emergência ACTIVE SAFETY BRAKE, que limita o risco de colisão. Este sistema funciona a partir de 5 km/h com objetos fixos ou em movimento e com pedestres. Não havendo reação do condutor após o alerta de risco de colisão, o sistema trava automaticamente o veículo.
No novo Citroën C3, e através do ALERTA DE ATENÇÃO DO CONDUTOR, o estado de alerta do condutor é avaliado, sendo identificados desvios de trajetória das marcas no piso. Em caso de transposição de uma faixa branca sem que seja ativado o indicador de mudança de direção, é ativado o ALERTA DE TRANSPOSIÇÃO INVOLUNTÁRIA DE FAIXA.
Após duas horas de condução acumulada a mais de 65km/h, o COFFEE BREAK ALERT avisa o condutor da necessidade de fazer uma pausa.
Assim que é detetado um carro em sentido contrário, é ativada a função de COMUTAÇÃO AUTOMÁTICA DAS LUZES DE MÁXIMOS, alternando entre as luzes de médios e as luzes de máximos.
Graças ao SISTEMA DE VIGILÂNCIA DO ÂNGULO MORTO é indicada ao condutor a presença de um veículo nos ângulos mortos do veículo, através de um pictograma nos retrovisores.
Uma vida a bordo acompanhada por equipamentos de conforto e segurança torna a experiência automóvel mais fluída, serena e confiante.