Guia completo de manutenção de carros elétricos


Dicas | 17.08.2021
Guia completo de manutenção de carros elétricos

Tudo o que precisa de saber sobre a manutenção de carros elétricos

 

          Certamente já lhe passou, em algum momento, pela sua cabeça comprar um veículo elétrico. As vantagens são várias: além de ser um carro amigo do ambiente e ter acesso a vantagens fiscais ao adquirir um, há uma outra vantagem bastante importante a salientar: a manutenção.

 

          A manutenção dos carros elétricos é uma das principais vantagens que levam os condutores a optar por este tipo de veículo. Sabe o porquê? Os veículos elétricos têm um sistema de motor com menos componentes moveis e mais simplificado, o que permite ter custos de manutenção mais reduzidos.

 

          Os carros elétricos têm até menos 90% componentes do que um carro a diesel ou a gasolina. As pastilhas de travão têm uma maior durabilidade devido ao sistema de travão regenerativo que, além de diminuir o desgaste desta componente, ainda permite carregar a bateria. Não necessita de óleo de motor, tem menos filtros e não há necessidade de haver manutenção de correias ou embraiagem.

          E agora, já começa a perceber as vantagens sobre a manutenção de carros elétricos?

          E se lhe dissermos que as revisões periódicas ainda lhe permitem economizar até 56% em comparação aos veículos a diesel ou a gasolina?

 

          Mas vamos por partes!

 

Motor Elétrico vs Motor de Combustão

          Como referimos anteriormente, o motor elétrico, ao contrário do motor a combustão, tem um menor número de peças.

          Enquanto um motor a combustão tem inúmeras peças, na sua constituição, que exigem uma maior manutenção, o veículo elétrico tem um número muito inferior.

          De forma a tornar esta diferença mais visível, podemos afirmar, que se fôssemos comparar componentes (os mais conhecidos) de uma viatura com motor de combustão a um motor elétrico, este último, apenas iria coincidir nas pastilhas dos travões e no filtro de ar do habitáculo.

 

Revisão Periódica do Carro Elétrico

 

          Os veículos de combustão, devido à complexidade dos seus componentes, exigem uma manutenção regular. Esta manutenção encontra-se relacionada com os quilómetros que o veículo percorre. Ou seja, quanto mais utilização o carro tem, mais manutenção necessita.

          Se você dá um uso regular ao seu carro, tem perfeita noção disso.

 

          Como os carros tradicionais têm muitos mais componentes e de rápido desgaste, facilmente se consegue perceber o porquê que, com o motor de combustão, as suas visitas à oficina vão ser bastante superiores comprando um carro elétrico.

 

          No entanto aconselhamos que, mesmo nos veículos elétricos, se deve respeitar a periodicidade da revisão indicada no plano da respetiva marca.

 

Cuidados a ter: Manutenção carros elétricos

 

          A bateria é o componente que maior atenção exige num carro elétrico, pois a sua substituição, pode apresentar custos elevados tal como num veículo tradicional. Apesar de ser uma substituição rara, há que ter os devidos cuidados para aumentar a vida útil da mesma.

          Evitar expor o carro a temperaturas elevadas, evitar o descarregamento total da bateria e apostar em cargas mais lentas são práticas que vão ajudá-lo a proteger a durabilidade da bateria do seu carro elétrico.

 

          Em suma, os carros elétricos são bastante mais vantajosos, a nível de manutenção, que os carros tradicionais. Agora que já sabe mais uma das principais vantagens deste tipo de veículo, está na altura de escolher o seu carro elétrico na MCoutinho!

Até à próxima Dica de Mestre!

Aviso! Ao navegar no nosso site estará a consentir a utilização de cookies para uma melhor experiência de utilização.

Conheça as nossas Politicas de Privacidade aqui.
OK